Já teve tanto medo de falhar em algo que você paralisou na hora de tomar decisões? Infelizmente, o medo do fracasso pode ser tão real que nos leva a não fazer nada e nos impede de avançar.
O bilionário Warren Buffett conhece bem isso. Ele já teve pavor de falar em público, mas acabou vencendo seu medo. Agora Buffett dá a seus seguidores uma lição inestimável, declarada em três palavras poderosas: encare seus medos.
O medo de falhar ou fracassar pode ser tão debilitante que resulta em baixa auto-estima ou autoconfiança, dando a você a falsa crença de que você não é bom o suficiente ou inteligente o suficiente. Outra coisa que o medo faz à nossa psique é que ele nos impede de cometer erros – justamente aquele tipo que precisamos para continuar crescendo.
Buffett aprendeu a não deixar o medo se apossar dele e agora aconselha os líderes a não deixar que os erros os impeçam de alcançar seus objetivos. Buffett disse: “Você vai cometer erros na vida, não há dúvida sobre isso. Você não quer cometê-los em grandes decisões, como com quem vai se casar e coisas assim. Então, não há como eu tomar decisões de negócios e investimentos sem cometer alguns erros. Sempre vou tentar minimizá-las e não olharei para trás … “
O melhor do fracasso é que ele nos ensina a ter perspectiva quando enfrentamos nossos maiores medos. Podemos optar por ver o fracasso como um cenário devastador de “encontre o seu destino” ou como uma experiência de aprendizado inestimável que nos impede de cometer o mesmo erro novamente.
O conselho de Buffett de enfrentar nossos medos e até aceitá-los é bastante corajoso. Mas se você não estiver preparado para dar esse passo, tente estas quatro estratégias rápidas para reduzir o medo de falhar:
Muitas pessoas sentem medo do fracasso porque temem o desconhecido. Remova esse medo considerando todos os possíveis resultados e consequências de sua decisão.
O pensamento positivo é uma maneira incrivelmente poderosa de criar autoconfiança e impedir a auto-sabotagem.
É humano da nossa parte encarar o pior cenário como um desastre. Mas é realmente isso? Seu pior caso pode não ser tão ruim assim, a perspectiva – a sua e de outras pessoas – realmente importa para reformular sua situação.
Dê um pequeno passo de cada vez para ajudar a construir sua confiança, seguir em frente e evitar que você se sinta sobrecarregado com o “e se”. Em outras palavras, não se concentre no topo da montanha! Apenas se concentre no primeiro monte. Enxergue o objetivo mais distante, mas crie objetivos intermediários para manter a motivação em dia!
E aí, qual vai ser seu primeiro passo?
No mesmo tema, recomendamos um post com vários negócios inusitados que deram certo e em algum momento seus criadores tiveram de lidar com o medo de falhar.
Post gentilmente cedido pela INC. Magazine.