Nova York sem dúvida nenhuma foi o berço de muitas manifestações culturais e artísticas que moldaram o que hoje conhecemos como cultura de rua. O hip-hop, o skate, o graffiti, o hardcore, o streetwear. Tudo isso nasceu como reflexo do que acontecia na sociedade no final dos anos 70.
Muitos fotógrafos registraram estes tempos e muito material está disponível na internet. Recentemente nos deparamos com o trabalho mágico de Camilo José Vergara e ficamos impressionados.
Sociólogo por formação e fotógrafo por vocação, a principal brisa de seu trabalho é fazer registros temporais de um mesmo local ou assunto, trazendo séries que as vezes se estendem por mais de 20 anos.
Parte do trabalho é totalmente voltado para a fotografia de guetos de grandes centros urbanos. Foi aí que encontramos a série incrível de fotografias de Nova York nos anos 70. Brooklyn, Queens, Bronx, Low East Side e diversos outros bairros que na época eram tomados pela pobreza e pela violência foram capturados com um olhar muito particular e crítico. Confira nas fotos abaixo.
Esperamos que tenha gostado. Deixamos o convite para conferir o post com a série fotográfica registrando a queda do varejo norte americano.