20 restaurantes no Centro de SP que você precisa conhecer!

Faz um tempo que temos vontade de escrever um post reunindo restaurantes no Centro de SP, mas sempre ficamos um pouco relutantes. Nossa relação com o Centro é fraternal e nossa linha de conteúdo naturalmente foge do hype.

Dito isso, queremos que você saiba que este guia com tenta ser o mais democrático possível e tem a intenção de resgatar parte da tradição que não vemos ser compartilhada por aí. Uma sugestão ou outra foge deste contexto, mas no geral, estamos lidando com grandes clássicos! Tem opções para todos os bolsos, gostos e estilos. Esperamos que goste.

Prefere escutar? Gravamos este post em nosso podcast.

Salada Record – O bom e barato no Centro de SP

Clássico absoluto pertinho da esquina mais famosa de São Paulo, o Salada Record é muito tradicional e foi fundado em 1958. Superou diversos altos e baixos mantendo a qualidade da comida servida e o atendimento cordial.

É um sério candidato à melhor PF do Centro de SP. Para os navegantes de primeira viagem, coloque as fichas no Virado à Paulista ou no Bife à Parmegiana.

Restaurantes no Centro de SP - Virado a Paulista do Salada Record.
Salada Record • Foto: Chicken or Pasta

RESTAURANTE SALADA RECORD
Avenida São João, 719
Centro, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3223-1881

Guanabara – Um Clássico dos restaurantes no Centro de SP

Cravado bem no Vale do Anhangabaú, o Bar e Restaurante Guanabara é obrigatório para quem está desbravando a região. Já passou por algumas reformas mas a qualidade e os garçons veteranos permanecem por lá.  Recomendamos fortemente o Bife à Parmegiana da casa.

Interior do Bar Guanabara, um dos restaurantes no centro de sp que adoramos.
Bar e Restaurante Guanabara

RESTAURANTE GUANABARA
Av. São João, 128
Centro, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3228-0958
barguanabara.com.br

Churrasqueto – A churrascaria do Centro de SP

Fundado em 1970 na Rua 24 de Maio, o Churrasqueto é um lugar honestíssimo para quer comer churrasco pagando o preço justo. Não é uma churrascaria de rodízio. O cardápio de apenas uma página anuncia os deliciosos pratos que são servidos a la carte.

Os espetos são nossa dica para quem ainda não conhece a casa, de preferência acompanhados do Feijão Gordo, famoso entre os frequentadores. Os pratos vem com arroz e fritas e há outras opções de guarnição. Embora sejam pratos individuais, alimentam duas pessoas com tranquilidade.

Dica importante: o Churrasqueto, mantendo a raíz de outros tempos, não tem ar-condicionado, o que torna o ambiente quente em função da brasa. Se puder se sentar próximo à porta, melhor.

Restaurantes no Centro de SP - Espeto misto do restaurante churrasqueto.
Simplicidade e muito sabor no Churrasqueto

RESTAURANTE CHURRASQUETO
Rua 24 de Maio, 237
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3337-8428

Thai E-San Restaurante Tailandês – Discreto e saboroso 

Não podíamos deixar de fora o Thai E-San, que fica na Liberdade. Com apenas 10 mesas, o salão decorado sem maiores preocupações recebe sem alarde os deliciosos pratos que saem da cozinha. A pequena portinha de entrada com fotos dos pratos pode te assustar, mas vença essa barreira inicial e tenha uma refeição incrível.

Todas as cores e sabores da cozinha tailandesa são exploradas com muito cuidado. O cardápio é amplo e traz vários clássicos. Recomendamos que você experimente a famosa Salada de Mamão Verde (que leva suco de limão, cenouras, molho de peixe e amendoim) e o tradicional Pad Thai (macarrão de arroz servido com molho de tamarindo, camarão, tofu empanado, ovo, molho de peixe e cebolinha). 

Restaurante Tailandes Thai E-San, na Liberdade.
Cores e sabores do Thai E-San

RESTAURANTE THAI E-SAN
Rua Barão de Iguape, 446
Liberdade, São Paulo/SP
Telefone: (11) 96465-1344

Carlino, o mais antigo restaurante do Centro de SP

Em atividade desde 1881, o Carlino foi fundado no largo do Paissandu e desde 2005 atende na Rua Epitácio Pessoa. Meio escondido numa pequena travessa próxima ao Edifício Copan, o restaurante já passou por diversos donos mas mantém a qualidade da sua comida.

O salão de pé-direito baixo tem um certo clima de cantina italiana e a trilha fica por conta do rádio sintonizado na Alpha FM. O menu tem forte inspiração da culinária italiana e atualmente é servido somente no almoço. Quando fizer sua visita, nossa dica é escolher o saboroso Nhoque de Batata ou o Ragu de Ossobuco com Parpadelle.

Cordeiro do Carlino, que faz parte dos melhores restaurantes no centro de sp.
O Carlino é coisa séria.

RESTAURANTE CARLINO
Rua Epitácio Pessoa, 85
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3258-5055
ristorantecarlino.com.br/

Itamarati, um sobrevivente no Largo São Francisco

Se as paredes do restaurante Itamarati falassem, teriam muitas histórias pra contar. Desde 1946 o local figura entre os tradicionais restaurantes no Centro de SP e, por estar no largo São Francisco, sempre foi reduto de advogados, executivos, professores e trabalhadores da região. 

Com decoração clássica, o grande salão tem paredes e colunas com madeira, garçons veteranos e um clima bem agradável. O cardápio é versátil e traz várias opções de peixes, aves, carnes e massas. Um dos carros-chefes é o Bacalhau à Portuguesa, famoso entre os frequentadores. 

Restaurante Itamarati no largo São Francisco
Restaurante Itamarati, um clássico do Largo São Francisco

RESTAURANTE ITAMARATI
Rua José Bonifácio, 270
Sé, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3241-4929

A Casa do Porco, eleito um dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2019

Chegamos a cogitar deixar o restaurante A Casa do Porco de fora, mas seria uma injustiça uma vez que ele é uma importante referência entre os restaurantes no Centro de SP. Embora seja um dos lugares mais disputados da capital atualmente, temos que dar todo mérito à originalidade e ousadia do chef Jefferson Rueda.

Nós temos muita preguiça de filas, mas abrimos uma exceção e ficamos cerca de uma hora e meia aguardando para sentar e provar as iguarias do cardápio da casa. As mesas comunitárias dão um toque especial ao lugar e fortalecem a proposta de sair com os amigos para beber e comer. 

O menu degustação custa R$125 e faz um passeio geral pelo cardápio, apresentando as mais diversas, inusitadas e saborosas invenções a base de carne de porco. Realmente uma viagem. 

Prato do restaurante a casa do porco!
A Casas do Porco • Foto: Mauro Holanda

A CASA DO PORCO
Rua Araújo, 124
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3258-2578
acasadoporco.com.br

Paribar, patrimônio cultural de São Paulo desde 1949

Brincadeiras a parte, o Paribar tem este status bem humorado de patrimônio cultural pelo fato de ter sido um ponto de encontro de intelectuais nos anos 50. Reaberto em 2005 com outro nome, voltou a usar seu nome original em 2010 e desde então atravessa uma boa fase.

Embora tenha nome de bar, fizemos questão de incluí-lo na nossa lista de restaurantes no Centro de SP por ter um ambiente muito agradável, ótima comida e ser uma referência na resistência da boemia paulistana.

A varanda do Paribar fica na boca da praça Dom José Gaspar. Sentado nas mesas de fora é possível escutar o jazz ao vivo que rola do lado de dentro em alguns dias. Nossa dica é fazer um brunch de domingo e experimentar uma das opções deliciosas do menu. Se estiver indo para almoçar, o spaghetti à carbonara é uma ótima pedida.

Faixada no Paribar na Praça Dom José Gaspar.
Paribar, na boca da Praça! • Foto: Viajo SP

RESTAURANTE PARIBAR
Praça Dom José Gaspar, 42
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3237-0771
paribar.com.br

Almanara República, o melhor restaurante árabe no Centro de SP

Talvez você esteja se perguntando: o que o restaurante Almanara faz aqui? Pois bem, vamos explicar. A boa reputação do restaurante é popular, mas infelizmente a grande maioria deles fica dentro de shoppings e nós abominamos.

Ocorre que esta unidade na discreta Rua Basílio da Gama é muito especial. Inaugurada na metade da década de 50, foi uma das três primeiras do Almanara e até hoje carrega a mesma decoração. Estar lá é uma viagem no tempo e já fizemos um post só para falar sobre o Almanara de Centro.

Esta é a única unidade onde eles oferecem um menu degustação, que também pode ser chamada de banquete árabe. Quase todas as iguarias do cardápio são servidas pelo preço de R$70 ou algo próximo disso. Há algum tempo atrás, este mesmo menu era servido no formato de rodízio sem limites. Bons tempos!

Interior no Restaurante Almanara de República.
Almara República, uma viagem no tempo

RESTAURANTE ALMANARA REPÚBLICA
Rua Basílio da Gama, 70
República, São Paulo/SP
Telefone: (11)3257-7580
almanara.com.br

O Gato que Ri, o mais amado do Arouche

O Gato que Ri é uma cantina de respeito que não poderia ficar de fora dos 20 restaurantes no Centro de SP. Infelizmente seus tempos áureos ficaram para trás, mas ainda é possível ter momentos de euforia gastronômica por lá. Sem dúvida.

O restaurante foi fundado em 1951 por Dona Amélia, imigrante italiana que trouxe na mala diversas receitas originais da culinária italiana, como a massa verde utilizada em lasanhas, capelettis e tagliarinis. No local é possível comprar também massas frescas que ficam expostas no balcão.

É difícil recomendar um prato ou outro, mas sem dúvida a Lasanha à Bolonhesa com massa verde e o Nhoque de Batata são dois destaques atemporais da casa!

Restaurantes no Centro de SP - O Gato que Ri - Nhoque de Batata
Nhoque de Batata do O Gato Que Ri

RESTAURANTE O GATO QUE RI
Largo do Arouche, 37/41
República, São Paulo/SP
Telefone (11) 3331-0089
ogatoqueri.com.br

Bia Hoi Vietpub, o restaurante vietnamita que nos conquistou

Bia Hoi quer dizer chopp em vietnamês, e isto explica rapidamente a proposta do lugar: ser uma mistura de restaurante e pub ao mesmo tempo. Já estivemos no Bia Hoi algumas vezes e a experiência foi sempre incrível.

Para aproveitar bem o restaurante, é legal chegar com tempo para apreciar os drinks e entradas antes de pedir o prato principal. Nossas dicas de drinks são o Hanói Gin Tônica, com infusão de capim limão, e Sweet Dill, também à base de gin. Para a entrada a dica é o Goi Cuon Vegetariano, pequenos rolinhos de papel de arroz levemente apimentados. 

Os pratos do Bia Hoi Vietpub são variados e trazem opções para todos os gostos. Seguindo à risca a culinária vietnamita, o uso de temperos fortes e aromas marcantes é sempre presente. Não deixe de experimentar o incrível Thit Kho To, prato com cubos de filet suíno caramelizados no leite de coco queimado.

Restaurantes Vietnamitas - Bia Hoi
Goi Cuon Vegetariano no Bia Hoi Vietpub

RESTAURANTE BIA HOI VIETPUB
Rua Rêgo Freitas, 516
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3151-2508
biahoi.com.br

Santa Tereza, uma padaria centenária no Centro de SP

O post é sobre restaurantes no Centro de SP, mas não poderíamos deixá-la de fora. Dizem que a Santa Tereza é a padaria mais antiga do Brasil, com sua inauguração datada em 1872. 

Situada no Centro Histórico de São Paulo, a fama do local é há muitos anos sustentada pela saborosa canja de galinha e pela tradicional Coxa Creme, uma paixão nacional.

Dividida entre dois andares, a Santa Tereza mantém a padaria no térreo servindo pães, salgados e doces em seu grande balcão. No andar superior há diversas mesas para quem quer almoçar ou simplesmente tomar um café.

interior da padaria Santa Tereza nos anos 80.
Santa Tereza, tradição secular.

PADARIA SANTA TEREZA
Praça Dr. João Mendes, 150
Centro Histórico, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3105-1793
padariasantatereza.com.br

Sujinho, um veterano entre os restaurantes no Centro de SP

Quem nunca ouviu falar da Bisteca do Sujinho? Desde os anos 60 o restaurante segue firme na proposta de servir pratos com jeitão de comida caseira e tem um cuidado especial para servir cortes clássicos de carne. Nas quartas e sábados rola a tradicional feijoada do Sujinho, muito popular na cidade.

A história de Sujinho é curiosa, pois ele nasceu sendo um bar e depois de alguns anos se tornou um restaurante quando uma churrasqueira foi instalada no local. Nos anos 60 e 70 foi muito frequentado por artistas e criou fama por ficar aberto 24 horas por dia, atraindo um variado público do centro da cidade.

Fora a unidade do Centro, há mais duas na Rua da Consolação, onde o pagamento é feito somente em dinheiro.

Bisteca do Restaurante Sujinho.
A famosa bisteca do Sujinho

RESTAURANTE SUJINHO CENTRO
Avenida Ipiranga, 1058
Centro, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3229-9986
sujinho.com.br/restaurante

Bar Estadão, o melhor lanche de pernil de São Paulo

Provavelmente este seja o lugar mais democrático da nossa lista de restaurantes no Centro de SP. Por ter uma ótima localização (fica entre os metrôs República e Anhangabaú) e funcionar 24 horas por dia de domingo a domingo, o Bar Estadão consegue atrair diferentes tribos.

Em operação desde 1968, inaugurado por portugueses, o Bar Estadão ficou muito famoso por causa do seu lanche de Pernil. Para ter uma idéia, são vendidas 1.200 unidades por dia. Faça as contas: são 50 lanches por hora, quase um por minuto.

Fora os lanches bem servidos, o Bar Estadão tem também um cardápio variado de refeições generosas, que o colocam como outro forte candidato a melhor PF do Centro de SP.

Lanche de pernil do Bar Estadão
Bar Estadão, democrático e saboroso

BAR ESTADÃO
Viaduto Nove de Julho, 193
Centro Histórico, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3257-7121
estadaolanches.com.br

PASV, uma alma espanhola no Centro de SP

O PASV tem algo de tragicômico. Enquanto muitos restaurantes tentam replicar o ambiente retrô de bares e lanchonetes dos anos 70, o PASV tem isto naturalmente. Seu salão traz a impressão de um local decadente e até meio sofrido, mas pára por aí.

Embora seja habitualmente catalogado como um restaurante e churrascaria, a alma do PASV é inegavelmente espanhola. Entre as diversas opções do cardápio, o que chama a atenção são os pratos da culinária espanhola.

De entrada, as servidas tortillas de quatro ovos trazem calabresa, presunto e queijo e são muito saborosas. Um dos pratos principais mais incríveis do PASV é o Polvo a La Feira, com pedaços grelhados, puxado na manteiga com alho e páprica. 

Todos os pratos do restaurante são servidos e muito em conta. Em duas pessoas espere gastar entre R$30 e R$40 por cabeça, o que faz do PASV um restaurante bom e barato no Centro de SP.

Restaurantes no Centro de SP - PASV
O estilão decadente esconde a alma espanhola do PASV

RESTAURANTE PASV
Avenida São João, 1145
Centro, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3221-2715

Galeto Lousã, não tão famoso mas incrivelmente saboroso

Certamente o Galeto Lousã é um dos restaurantes no centro de SP que você nunca ouviu falar, mas acredite, ele merece estar nesta lista. Mesmo estando escondido numa galeria da Barão de Itapetininga, com uma decoração bizarrona-divertida e mesas apertadas, o restaurante faz jus ao que se propõe. 

Situando o contexto:  São Paulo sempre teve uma rixa com o Rio de Janeiro quando o assunto são os galetos na brasa. Por lá, este prato é levado muito a sério, herança da colonização portuguesa. Como a gente não tem muitas galeterias na cidade, achamos mais do que justo apresentar o Galeto Lousã.

Da brasa saem saborosos galetos e outros cortes típicos deste tipo de restaurante. O melhor de tudo é o precinho camarada: com R$30 da pra comer bem e sair feliz. Mais uma dica de restaurante bom e barato no Centro de SP.

Restaurante Galeto Lousão, foto de Otávio Valle
Galeto Lousã • Foto: Otávio Valle

RESTAURANTE GALETO LOUSÃ
Rua Dom José de Barros, 70
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3151-3513
galetolousa.negocio.site/

Esther Rooftop, um moderninho em nossa lista

Ficamos em dúvida sobre o Esther Rooftop, mas pela sua localização clássica tivemos que ceder. O restaurante é uma empreitada do apresentador de TV Olivier Anquier com o chef Benoit Mathurin e fica no 11º andar do Edifício Esther, referência modernista para quem gosta de explorar a arquitetura de São Paulo. A vista para a Praça da República é simplesmente sensacional e já valeria a visita.

O cardápio é sofisticado se comparado com os outros participantes da lista. que trouxemos nesta lista. A linha de culinária é francesa, com jeitão de bistrô. Apesar de boa parte das opções naturalmente levarem algum tipo de carne, é possível fazer uma refeição com opções 100% vegetarianas. 

Quando anoitece o Esther Rooftop fica com uma carona de bar, com uma carta de drinks de primeira e música boa. Dica de ouro: o restaurante não aceita reservas e o preço é salgado.

Esther, o sofisticado da lista dos restaurantes no centro de SP.
Esther Rooftop • Foto: Carlos Alkmin

RESTAURANTE ESTHER ROOFTOP
Rua Basílio da Gama, 29
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3256-1009
instagram.com/estherrooftop/

Z Deli República, a melhor lanchonete do Centro de SP

Já tivemos discussões filosóficas por aqui sobre lanchonetes honestas de SP e hamburguerias gourmet, mas isto são águas passadas. Independente do ponto de vista, não podemos negar que o Z Deli merece seu lugar ao sol. Seja pela qualidade da comida ou por se manter vivo e operante desde 1981.

Em 2017 a hamburguerias inaugurou uma unidade na República, para a alegria dos moradores da região e entusiastas do tradicional pão com carne. Tiramos o chapéu para o Z Deli por produzirem o próprio pão e manterem seus honestos hambúrgueres de 180g como devem ser: sem amassar, sem deixar fininho, sem frescura.  

Lanchonete Z Deli República
Baguel de rosbife do Z Deli

Z DELI REPÚBLICA
Rua Bento Freitas, 314
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3129-3162
http://www.zdeli.com.br/

Ponto Chic, de onde nasceu o famoso Bauru

Seria uma idiotice sem tamanho deixar o Ponto Chic fora dessa. Desde 1922 muitas águas rolaram, mas ele continua lá, firme e forte. Inaugurado na Semana de Arte Moderna, no Largo do Paissandu, o Ponto Chic foi frequentado por artistas, intelectuais e escritores.

Já que estamos aqui, senta que lá vem história. Cassimiro Pinto Neto, aluno da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, era  um frequentador assíduo do restaurante. Em uma noite de 1937 ele se sentou no balcão mas não estava afim de nada que tinha no cardápio. No freestyle junto com o garçom, foi imaginando os ingredientes que queria em seu lanche. Nosso amigo Cassimiro tinha apelido de Bauru na faculdade. Fim.

Restaurante Ponto Chic, criador do lanche Bauru.
Se existe Bauru, é porque existe o Ponto Chic

RESTAURANTE PONTO CHIC
Largo do Paissandú, 27
República, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3222-6528
pontochic.com.br

Pizzaria Nova Zi, um tesouro escondido no Baixo Augusta

Imagino que se você chegou até aqui, deva estar salivando neste momento. Essa sempre foi a idéia deste post. Então, vamos tratar de encerrar logo esta lista e cuidar de encher a barriga.

Gostaríamos de te apresentar a Pizzaria Nova Zi. Um lugar todo estranho, meio escondido na Rua Fernando Albuquerque, entre a Rua da Consolação e Rua Bela Cintra. Como você deve ter percebido, isso não é motivo pra gente excluir um restaurante da nossa lista.

Na Nova Zi as pizzas tem algo especial que as pizzarias mais caras não querem e que as mais simples não sabem fazer. A massa fica no meio do caminho entre aquela fina e outras que parecem uma torta. É tudo no ponto, muito saboroso e feito por um pizzaiolo que gosta do que faz. Dê uma chance.

Pizzaria Nova Zi Consolação, perto do Centro de SP
Nova Zi, sem prestígio mas com muito sabor

PIZZARIA NOVA ZI
Rua Fernando de Albuquerque, 270
Consolação, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3255-0503
pizzarianovazi.com.br/

Chegamos ao fim de mais uma lista. Confesso que este post exigiu muita concentração. É realmente difícil escrever tanto sobre comida e não ficar com vontade de comer o tempo inteiro. Esperamos que tenha gostado e torcemos para que desbrave os deliciosos restaurantes no Centro de São Paulo. Com calma. E com muita fome.

Se você curtiu nosso post, deixamos o convite para seguir a Linoleum no Instagram. Confira outras dicas sobre bares e restaurantes em nosso blog.