O Canyon Itaimbezinho é um lugar mágico, faz parte da lista das belezas naturais mais bonitas do Brasil e com certeza merece sua visita. Há um tempo atrás fizemos um post reunindo todas as informações sobre os Canyons de Santa Catarina e hoje, atendendo a pedidos, estamos organizando neste post tudo o que você precisa saber sobre o Itaimbezinho. A leitura é rápida e vai ajudar no planejamento da sua viagem. Vem com a gente.
O Canyon Itaimbezinho faz parte do Parque Nacional de Aparados da Serra e possui ótima estrutura preparada para o turismo. Seu acesso se dá pela estrada da Serra do Faxinal. As duas cidades mais próximas do parque são Cambará do Sul/RS (35 minutos) e Praia Grande/SC (60 minutos). Ambas são muito simpáticas e têm boa estrutura hoteleira.
Na hora de tomar a decisão sobre onde se hospedar, considere Praia Grande se você tem planos de fazer a Trilha do Rio do Boi, pois ela começa na parte baixa dos canyons, que fica justamente na cidade.
Se sua idéia é conhecer o Canyon Itaimbezinho e também o Fortaleza, se hospedar em Cambará do Sul pode ser mais prático por ser mais perto e pelo fato da estrada da Serra do Faxinal não ser pavimentada.
Muitas pessoas que estão passando alguns dias nas serras gaúchas acabam separando um dia para conhecer o Itaimbezinho. A distância de Gramado/RS é de cerca de 120 km (somente ida) que podem ser feitos em 2 horas dirigindo com cautela na serra.
O Canyon Itaimbezinho tem três trilhas principais. Duas delas, a trilha do Cotovelo e trilha do Vértice podem ser feitas por qualquer pessoa e não exigem guia. Já a Trilha do Rio do Boi exige a presença de um guia local autorizado pelo ICMBio. O Parque Nacional da Serra Geral é muito bem sinalizado e ao longo da extensão das trilhas há placas, áreas de descanso e grades de proteção.
O acesso à trilha se dá logo após a entrada do parque, virando à direita. São 6 km ida e volta, de nível fácil, com paisagens de tirar o fôlego e diversos mirantes. Fizemos a trilha em 3 horas porque gostamos de parar para apreciar as vistas e tirar fotos.
Conforme você avança na trilha, os lindos paredões de vão se apresentando e durante todo o trajeto é possível ter diferentes pontos de vista das encostas e das cachoeiras. Lá embaixo corre o Rio do Boi, que de longe parece um fiozinho de água.
Retornando à entrada do parque, o caminho que parte para a esquerda dá acesso à Trilha do Vértice. São apenas 1,5 km ida e volta, boa parte deles com calçamento. No final da caminhada você estará exatamente onde as paredes do canyon se encontram, por isto o nome de Vértice. A vista tem o melhor ângulo para observar a grandiosidade da Cachoeira Véu de Noiva.
Para os aventureiros com bom preparo físico, a Trilha do Rio de Boi é imperdível. Diferentes as trilhas anteriores, ela percorre a parte baixa do Canyon Itaimbezinho e seu ponto de partida é em Praia Grande. Para fazer esta trilha é obrigatório ter um guia fazendo o acompanhamento.
São cerca de 14 km ida e volta, percorridos em 8 horas de caminhada cruzando o rio diversas vezes. Há 4 paradas durante a trilha para se refrescar em cachoeiras e refrescar a energia. A caminhada não chega até o vértice inferior do canyon por questões de segurança, mas no final da trilha os paredões acima da sua cabeça tem mais de 700 metros de altura. É impressionante.
Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 08h às 17h.
Esperamos que tenha gostado do post e tenha trazido informações e dicas úteis para o planejamento da sua viagem. Deixamos o convite para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho!
Siga @linoleum.magazine no Instagram e inspire-se com nossos posts sobre arte, design e música
Acompanhe nossos posts com dicas de bares e restaurantes em SP.
Gosta de arte? Confira nossa curadoria de artistas e designers da nova geração.