Nós temos uma paixão muito grande por arquitetura e urbanismo, acreditamos que ambos podem transmitir mensagens tão fortes quanto aos formatos mais tradicionais de arte como pintura e música. Pensando nisso decidimos listar dez lugares imperdíveis para todos que gostam da arquitetura em São Paulo. Eles variam de museus a antigas casas de arquitetos. Mas o mais legal é que são todos abertos para você conhecer (alguns inclusive com entrada gratuita!). Esperamos que goste!
Uma das obras mais famosas da arquitetura moderna brasileira é uma referência da arquitetura em São Paulo. A casa projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi parece levitar sobre os finos pilares que a seguram. A casa se tornou um marco não só por sua arquitetura, mas também pelos seus arredores cercados por natureza. Para mais informações, clique aqui.
Como o próprio nome nos diz, o CCSP concentra em seu belo projeto de arquitetura exposições de arte, shows, mostrar de cinema, rodas de dança e muito mais relacionado às artes. O lugar oferece diversos espaços, dentre eles, ambientes com mesas para estudo e ensaios, um café e um jardim com árvores que restaram após a construção da estação de metrô Paraíso. A entrada é gratuita. Para mais informações, clique aqui.
Recém inaugurada, a Japan House funciona como um centro cultural japonês e dentro dela você pode encontrar desde maquetes do arquiteto responsável pelo seu projeto, Kengo Kuma, até livros e produtos do Japão. Além disso, o espaço conta com um ambiente para exposições temporárias. O lugar conquista os olhos de qualquer um ao passar pela Avenida Paulista e já ganhou espaço na arquitetura em São Paulo. É inevitável não perceber a construção de madeira. Diz a lenda que Kengo Kuma desenhou algumas – pouquíssimas – carpas na ripas de madeira da parte externa. Não achamos quando fomos lá, quem sabe você não tem a sorte! Para mais informações, clique aqui.
A Pinacoteca é um das mais famosas construções de São Paulo, não apenas por sua arquitetura, mas também pelas grandes exposições que costuma receber. O prédio que recebe carinhosamente o apelido de Pina, foi fundada em 1905 e hoje recebe o título de museu mais antigo da cidade de São Paulo. Suas exposições são voltadas para as artes visuais com ênfase nas obras brasileiras. Para mais informações, clique aqui.
Chamada de Segunda Casa, o projeto foi desenvolvido pelo arquiteto que dá o nome à casa, João Batista Vilanova Artigas. Coincidentemente essa era mesmo a casa onde ele morou com a família. Hoje, com dias marcados com antecedência, acontecem algumas visitas ao local. Mas mesmo com ela não estando aberta, é possível passar em frente e aproveitar para ver a fachada da casa. Para mais informações sobre a casa e o arquiteto, clique aqui.
Mais uma das grandes obras de Oscar Niemeyer, o Edifício Copan é o retrato perfeito da arquitetura em São Paulo e não poderia faltar nessa lista. Com uma mistura de salas comerciais, apartamentos residenciais, bares e restaurantes, o prédio se destaca frente aos outros edifícios com traços retos do centro de São Paulo.
Sua arquitetura curvilínea é uma das características mais marcantes das obras de Oscar Niemeyer. Não perca a oportunidade de conhecer o prédio, seus arredores e os bares do prédio. Aproveite o passeio para conhecer os ótimos restaurantes do centro de SP. Para mais informações sobre o COPAN, clique aqui.
A Praça das Artes é um complexo cultural dedicado à música, dança, ao teatro e exposições. Sua construção é muito convidativa para quem passa em sua frente, é quase inevitável a curiosidade e vontade de entrar para conhecer o lugar. Nos finais de semana é possível encontrar algumas festas rolando por lá! Para mais informações, clique aqui.
A Casa Modernista surgiu em 1928 e é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada aqui no Brasil. Seu projeto foi desenhado pelo arquiteto russo Gregori Warchavchik e integrado à arquitetura em São Paulo desde então. A casa que já serviu de residência para ele e sua família, hoje é um museu que participa do grupo “Museu da Cidade de São Paulo”, responsável pela manutenção de diversos pontos espalhados por SP que servem de referência para qualquer interessado por arquitetura. Para mais informações, clique aqui.
Mais uma obra de Oscar Niemeyer, além de ser um museu com mais de 6 andares divididos em dois blocos, com exposições fixas que vão de Pablo Picasso a Anita Malfatti e mais diversas exposições temporárias, o MAC-USP conta com um terraço em seu último piso de onde é possível enxergar tanto o parque Ibirapuera quase inteiro como os bairros do Paraíso e Vila Mariana.
No mês de abril foi inaugurado o Bar e Restaurante Vista do chef Marcelo Correa Bastos, no local são servidos drinks e pratos de diversos preços, um bom lugar para um encontro com amigos. Durante algumas épocas o espaço fica reservado para eventos, então informa-se previamente para não correr o risco de chegar lá e não conseguir subir. Mas não perca a oportunidade de ver as exposições e a construção do local. Para mais informações, clique aqui.
Por último e não menos importante, está a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. A antiga casa do casal e filhos foi doada em 1974 por Oscar dois anos após o falecimento de sua mulher. A beleza da casa está não somente em sua construção, desenhada pelo arquiteto Oswaldo Arthur Bratke como também no parque que rodeia a casa. Nele, é possível encontrar diversas espécies de árvores nativas brasileiras que já não são encontradas com tanta facilidade.
Além disso, no interior da casa é possível observar um acervo de obras artísticas que abraçam mais de 4 séculos de história. É um passeio imperdível tanto pelo parque e jardim, quanto pelo projeto de arquitetura da casa. Para mais informações, clique aqui.