O que fazer em Montevidéu? Guia completo com dicas, atrações, restaurantes, bares e hotéis.

Se você está querendo saber o que fazer em Montevidéu, chegou ao post certo! Leitura rápida e matadora contando em detalhes nosso roteiro pelo cidade, com diversas dicas de passeios, atrações, restaurantes e hotéis. 

De cara, já vale dizer que separar de 3 a 5 dias para conhecer a cidade é mais do que suficiente. Nossa passagem por lá durou 4 dias e ainda tiramos um dia para conhecer a cidade de Colonia Del Sacramento, que contaremos mais abaixo como foi e o que achamos.

Montevidéu: Dicas Gerais e Dúvidas Frequentes

Precisa de Visto?
Não.

Precisa de Passaporte?
Não, mas a foto do RG precisa estar reconhecível.

Precisa de Seguro Saúde?
Não é obrigatório, mas sempre recomendamos 🙂

Precisa de Vacina contra Febre Amarela?
Não

Precisa de habilitação internacional?
Não

Que moeda levar para Montevidéu?
Nós sempre recomendamos levar um pouco de dólar e a maior parte em pesos uruguaios. O cartão de crédito é perfeito para restaurantes pois há um desconto especial para turistas.

Onde ficar em Montevidéu? Melhores bairros para se hospedar.

Não importa seu planejamento sobre o que fazer em Montevidéu, a escolha de bairro vai influenciar muito pouco na logística. É mais uma questão sobre a atmosfera do lugar e a preferência pelo tipo de localização. Vamos à lista em ordem de preferência:

  1. Punta Carretas
  2. Pocitos
  3. Buceo
  4. Parque Rodó
  5. Palermo

O que fazer em Montevidéu? Principais Atrações.

Passaremos aqui algumas dicas de atrações considerando o que achamos mais legal da cidade, afinal já tem muito post por aí fazendo longas listas que acabam te deixando mais confuso invés de ajudar 🙂

Ciudad Vieja

Imperdível. Separe pelo menos 3 horas para percorrer com calma o bairro. Nele estão concentradas várias atrações. Comece o passeio pela Plaza Independencia, onde está o famoso Palacio Salvo. Na própria praça, faça uma visita ao imponente Teatro Sólis. Vale dar uma passada na bela Libreria Más Purto Verso (Sarandi, 675). Desça pela Calle Sarandi observando os prédios antigos e curtindo o passeio até chegar no Mercado Del Puerto. O passeio pelo mercadão é bacana. Há diversas opções de restaurantes, mas optamos por comer próximo ao mercado no restaurante Es Mercat, que comentaremos mais adiante.

O que Fazer em Montevidéu? Plaza Independencia, na Ciudad Vieja
Plaza Independência – Montevidéu

Outras atrações em Montevidéu:

Parque Rodó
Farol de Punta Carretas
Museu Nacional Artes Visuais
Jardín Botânico
Feira Tristán Narvaja

Onde Comer? Restaurantes em Montevidéu

Quando pensamos sobre o que fazer em Montevidéu os restaurantes não podem ficar de fora. Uma grande vantagem da cidade é que agrada tanto os fãs de carnes como quem adora frutos do mar. Nas nossas dicas ainda trazemos uma recomendação de doceria imperdível. Lá vai:

És Mercat, para frutos do mar.
Collon, 1550

Muito próximo ao Mercado Del Puerto, o És Mercat é a pedida certa para quem gosta de frutos do mar. O atendimento não é algo primoroso e o restaurante parece meio abandonado, mas não se deixe levar por estas impressões. A comida é fantástica. Já havíamos lido recomendações sobre a paella da casa e foi essa a nossa escolha. O prato estava ótimo.

Restaurante És Mercat, onde a boa pedida é a paella.
Restaurante És Mercat

La Pulperia, para carnes.
Lagunillas, 448

Dizem que é a melhor casa de carnes de Montevidéu, e podemos assinar embaixo. O pequeno restaurante fica em Punta Carretas e nossa experiência foi sensacional.  O ambiente interno é um pouco quente em função do calor da parilla. Se puder optar pelas mesas fora, melhor. De forma geral o clima é muito intimista e agradável.

Mercado Ferrando
Chaná, 2120

O Mercado Ferrando é um food market moderninho em Montevidéu. Instalado em um galpão de 2000 metros quadrados que antes abrigava uma fábrica, o local sofreu uma grande reforma e hoje abriga diversas opções gastronômicas. A boa surpresa foi a cervejaria OPB, com várias cervejas artesanais do país. É legal conhecer o lugar, mas a parte gastronômica não é lá grande coisa.

O que fazer em Montevidéu? O Mercado Ferrando é uma ótima opção para comer e beber.
Mercado Ferrando – Montevidéu

Cakes, para sobremesa.
José Ellauri, 1067

Não se assuste, o lugar parece meio mal assombrado pelo fato de ter uma decoração antiga, mas o sabor das tortas e bolos compensa. O tamanho das fatias é absurdo e consegue saciar duas pessoas tranquilamente.

Doceria Cakes e sua famosa torta de doce de leite.
Torta de Dulce de Leche da Doceria Cakes

Os melhores Bares em Montevidéu

Somos bons de garfo, mas nossa especialidade é o copo. Montevidéu tem uma ótima cena cervejeira, sendo possível sentar para beber cervejas artesanais tanto em bares alternativos como em outros mais famosinhos.

Quando estávamos lá, descobrimos um post incrível com as principais cervejas artesanais de Montevidéu e fizemos a lição de casa direitinho. Nossos bares prediletos e que recomendamos são:

  • Shelter Pátio Cervecero
  • Cerveceria Mala Fama
  • OPB (Fica dentro do Mercado Ferrando)
  • Montevideo Beer Company
  • Chopería Mastra Punta Carretas
Shelter Patio Cervecero em Montevidéu
Shelter Patio Cervecero

Colonia Del Sacramento: vale a pena ir até lá?

Muito se fala de Colonia Del Sacramento e resolvemos conferir. Alugamos um carro e saímos de Montevidéu por volta de 08h da manhã. São cerca de 2h30 de viagem em uma estrada entediante, tanto pelo limite de velocidade, como pela paisagem que nunca muda.

Chegamos lá e demos uma caminhada de 2 horas a pé até a fome chegar. Não dá pra negar que a cidade histórica é muito simpática, com ruas de pedra, casinhas charmosas e um clima colonial. Mas, não é nada demais. Esta é a grande verdade. Para quem conhece a beleza de Paraty, no Rio de Janeiro, Colonia Del Sacramento não vai surpreender. Vale o passeio? Vale, mas é cansativo.

Colonia Del Sacramento, Uruguai
Colonia Del Sacramento

A boa surpresa foi a comida. Almoçamos no Charco Bistrô, um restaurante simpático na beira no Rio da Prata. O lugar é muito agradável para tomar umas cervejas e a comida estava incrível. Foi o ponto alto do dia.

Entrecote do Charco Bistro, em Colonia Del Sacramento
Saboroso Entrecote do Charco Bistrô

Principais hotéis de Montevidéu

Montevidéu tem uma vasta oferta de hotéis e boas opções de apartamentos no AirBnB. A diferença de valores muitas vezes não compensa. É possível se hospedar em bons hotéis de frente para o Rio da Prata. Os melhores hotéis em Montevidéu do ponto de vista do custo-benefício são:

  • Mercure Montevideo
  • Radisson Montevideo Victoria Plaza
  • Pocitos Plaza Hotel
  • Hyatt Centric Montevideo
  • Sheraton Montevideo

Posso comprar maconha em Montevidéu?

Legalmente turistas não podem comprar maconha no Uruguai. Entretanto, alguns cafés oferecem a possibilidade de comprar e consumir dentro do estabelecimento. Basta chegar com educação, conversar e entender a política do estabelecimento. Por lá você também conseguirá os óleos de CBD, com efeitos medicinais incríveis.

Esperamos que nosso guia sobre o que fazer em Montevidéu tenha sido esclarecedor e ajude na sua viagem. Caso ainda não tenha decidido sobre a ida para a cidade, deixamos aqui um convite para conferir o post sobre o que fazer em Buenos Aires, outra capital latina que gostamos muito. Nos vemos na próxima trip!